Portas de correr podem deixar seu quarto incrível!

11/07/2019 Uncategorized

Em um espaço residencial muito restrito, a pessoa tem que ser criativa para conseguir otimizar a área de planta e colocar todos os móveis e acessórios que deseja. Uma ótima alternativa de ampliar os ambientes é abusar das portas de correr.

 

 

Quais os tipos existentes de portas de correr

Existem vários modelos diferentes e prontos de portas de correr à venda no mercado. Percorrendo as lojas de materiais de construção é possível encontrar folhas em madeira, PVC e alumínio. Algumas são mais caras e outras mais baratas. Tem aquelas que correm sobre trilhos, presas na parte superior e inferior; e as que possuem roldanas sofisticadas, deslizando suavemente em hastes presas à parede.

Dependendo da proposta de decoração, o arquiteto ou designer pode optar por encomendar um modelo diferente de porta de correr a uma empresa especializada.

A vantagem disso é conseguir do fabricante uma peça única, que se adeque melhor às exigências de projeto. Desse modo, ela viria com as dimensões, cor, textura e acabamentos personalizados. E ainda apresentaria desenhos diversos.

As portas de correr até pode vir a ser um dos principais pontos focais no quarto. É permitido ao decorador sugerir que suas folhas sejam transparentes, revelando cantos obscuros do ambiente.

Pedir que sejam cobertas com espelhos, dando a ilusão de que o local é mais amplo e bem iluminado. Ou que tenham aberturas, permitindo uma melhor circulação de vento na área. Tudo vai depender das suas intenções de projeto, claro!

 

Onde instalar portas de correr em um quarto

Num primeiro momento, qualquer pessoa poderia pensar que as portas de correr devam ser usada apenas para dividir um cômodo de outro na casa. Mas, ela estaria enganada.

No quarto, por exemplo, as portas de correr podem ser usadas para fechar armários, ocultar espaços, dividir setores, ampliar circulações e mais. Com o avanço das tecnologias em materiais para arquitetura e decoração, ideias é que não faltam!

 

Quais as vantagens de ter portas de correr no quarto

Portas de correr sempre serão uma boa ideia para otimizar espaços. Na arquitetura, elas podem ser utilizadas para criar uma abertura do quarto para uma sacada, por exemplo.

Se o cômodo é uma suíte, a passagem para o banheiro comprometeria a circulação ao redor da cama ou impediria o acréscimo de mais um roupeiro no local. Daí, uma porta desse tipo resolveria a questão.

Agora, se o ambiente possui dimensões ainda mais reduzidas, é muito provável que o roupeiro tenha de ser posicionado próximo à cama. Armários com portas comuns – de bater – ocupam mais espaço de planta, pois necessitam de um ângulo de noventa graus para sua total abertura.

Isso comprometeria demais o projeto, limitando as possibilidades de layout. Mais uma vez, uma porta de correr facilitaria as coisas!

É comum, nos dias de hoje, ver vários bons modelos de guarda-roupas com portas de correr a venda nas lojas. A maioria é feita em MDF.

Muitos têm as folhas revestidas com espelhos – que valorizam ainda mais a decoração e ajudam as pessoas no momento de montar o look. E outros possuem partes translúcidas, em acrílico ou vidro, servindo de painel para um aparelho televisor. Impressionante, não?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *