DESIGN BIOFÍLICO: A SINTONIA COM A NATUREZA

11/04/2019 Decoração

Biofilia, ou “o amor à natureza”, é um conceito psicológico cunhado nos anos 80 pelo psicólogo Edward O. Wilson ao observar a crescente desconexão do homem com o ambiente natural em consequência da urbanização. Em sua pesquisa, Wilson reconheceu a importância da presença dos elementos naturais no cenário para o bem estar da psique humana, uma relação profundamente enraizada em nosso DNA. O homem ama estar próximo à natureza, nos sentimos bem nesse contexto, por isso não demorou até que este incrível conceito se manifestasse na arquitetura, no chamado Design Biofílico.

A vertente arquitetônica e de decoração deste estilo de design valoriza a relação do homem com a natureza em todas as suas formas, criando ambientes de trabalho e moradia que priorizam o bem estar e a saúde humana, uma atitude que gera inúmeros benefícios.

 

Mais do que bonito, o design biofílico age diretamente no desempenho humano ao promover a redução do estresse, redução da pressão arterial, aumento da produtividade, concentração e criatividade, além de contribuir para o bem estar e satisfação geral da pessoa. A crescente comprovação científica desses benefícios relacionados à presença de elementos naturais em um ambiente levou a uma onda global de redescoberta do óbvio, um fenômeno muito perceptível nas empresas de tecnologia que disputam e cultivam profissionais de alto desempenho, como Apple, Amazon e Google. Todas passaram a incluir o design biofílico em seus quartéis, e mais e mais empresas e cidades no mundo todo já começaram a reconhecer o valor de um ambiente mais humano, natural e confortável.

OS PADRÕES DO DESIGN BIOFÍLICO

Quando falamos sobre design natural, nosso primeiro pensamento vai direto para muitas plantas e o verde aparente, mas esse é apenas um dos modos de nos conectarmos com a natureza. Existem duas formas principais para se relacionar com a natureza em um espaço, e cada uma com sua própria abordagem dentro do design biofílico.

A primeira forma é a Presença da Natureza no Espaço, representada por elementos como janelas que dão vista para o natural, espaços abertos, plantas à mostra, sons naturais, passagem de correntes de ar, mudanças de temperatura, presença de água, iluminação difusão e dinâmica, e até mesmo a conexão direta do espaço com o ambiente natural. A Presença da Natureza é a forma mais óbvia e aplicada do design biofílico.

Quando a natureza não está presente diretamente, a segunda melhor opção é buscar algo que se assemelhe a ela. A segunda forma do design biofílico é a Analogia à Natureza, uma abordagem que inclui o uso de formas e padrões orgânicos (Mid-Century Design na veia), a aplicação de materiais e texturas naturais ou que pareçam ser naturais e a organização estrutural dos elementos de forma fractal e ordeira, assim como na natureza. Esses padrões são facilmente reconhecidos e apreciados pela mente humana.

O DESIGN BIOFÍLICO NA SUA VIDA

Existem muitos exemplos inacreditáveis de casas e apartamentos feitos para dialogar com a natural, mas não precisa se intimidar! Fazer uma casa sintonizada com a natureza não exige grandes investimentos, reformas ou profissionais especializados. É só ter vontade!

 

Casa Design Biofílico Plantas Decoração

 

Para ter uma casa com pegada biofílica, basta aproveitar ideias e elementos alinhados a esse conceito como o uso de formas naturais e orgânicas e a sempre bem-vinda presença de plantas no ambiente. Outras abordagens incluem o uso de cores associadas à natureza (verde, azul, marrom, entre outros), a instalação de um mural vivo, uma fonte ou um sino dos ventos, a abertura frequente das janelas, ou a simples escolha de itens decorativos inspirados nas formas e temas naturais, como quadros de paisagens e esculturas em madeira. Para te ajudar nesse processo, selecionamos vários ideias para você se inspirar:

 

Casa Design Biofílico Natureza Loft Plantas

Cozinha Design Biofílico Plantas Verde Decoração

Design Biofílico Plantas Verde Decoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *