Aplicativos de arquitetura para agilizar seu projeto

10/03/2019 App

Os aplicativos de arquitetura chegaram para facilitar a vida dos profissionais da área. Com eles, um projeto que demorava meses para ficar pronto é concluído em algumas horas, e com maior qualidade técnica.

Obviamente, todas as obras continuam a exigir o acompanhamento do profissional responsável por sua execução. Mas, o uso de aplicativos de arquitetura permite não só abreviar o tempo de desenvolvimento de projetos, como antever detalhes que farão muita diferença nos resultados.

Entre os apps que se tornaram ferramentas de trabalho para arquitetos podem ser citados o Google Earth, com o qual é possível visualizar qualquer terreno e suas particularidades para construção. Além do Windfinder, que apresenta características como ventilação, temperatura e umidade local.

Neste artigo separamos 16 aplicativos de arquitetura disponíveis no mercado e que auxiliam o arquiteto a conceituar e criar seus projetos, além de facilitar a gestão de um escritório de arquitetura.
A grande vantagem é que podem ser usados para trabalhar em qualquer lugar e hora, pois funcionam de forma remota e são compatíveis com vários dispositivos móveis. Confira:

 

 – Android e iOS

É um dos aplicativos de arquitetura de uso mais muito comum na atividade. Por meio dele dá para abrir e editar arquivos DWG, desenhos 2D e 3D.

Se o arquiteto fizer a assinatura da versão Pró verá seus arquivos funcionando em diversos dispositivos e plataformas.

A dica é usar a versão mobile, que está sempre a mão. Então, é só experimentar direto no smartphone. Mas, também é possível utilizar a versão para desktop. Só depende da preferência do arquiteto.

 

 – Android e iOS

É um app que atua como uma ferramenta de realidade aumentada. Perfeito para exibir projetos a clientes de um jeito mais criativo e interessante.

 

– iOS e Android

Já imaginou criar a planta de uma obra usando a câmera do celular? Isso não só é possível, como é fácil, com o MagicPlan.

Esse é daqueles aplicativos de arquitetura capaz de medir o tamanho e desenhar a planta de qualquer cômodo com a câmera do celular.

Com ele o arquiteto economiza tempo e cria uma planta a partir de uma foto tirada com o smartphone. E basta ativar a câmera do aparelho e marcar os vértices para fazer ajustes mais finos.

 

– iOS e Android

Homestyler possibilita editar todos os parâmetros de uma casa. Pelo aplicativo o arquiteto consegue trabalhar em um plano bidimensional e, a partir daí, poderá adicionar todo o tipo de objeto.

Os itens vão dos mais básicos, como paredes, portas e janelas, até os mais específicos, como lâmpadas, tapetes, móveis, computadores, cadeiras, sofás e espelhos.

Para completar as alternativas oferecidas pelo aplicativo, após desenhar a casa e inserir objetos, ainda dá para ativar a luz em três dimensões e navegar pelos ambientes conferindo cada detalhe.

 

– iOS e Android

É só tirar uma foto com a câmera do dispositivo para o SketchBook transformar em formato digital e com fundo transparente os seus desenhos de linha feitos em papel.
Este é um dos melhores aplicativos de arquitetura para dar nova vida a desenhos antigos ou para fazer a transição para fluxo de trabalho totalmente digital.

 

– iOS

Um dos aplicativos de arquitetura que é consenso entre os profissionais e estudantes da área.

Paper by 53 é excelente para esboço e anotações em geral. Permite escrever por cima de imagens, editar fotos ou desenhar.

Existe também um lápis, projetado para ser usado junto com o app, que é prático e funcional.

 

– iOS

Trata-se de um aplicativo para desenho de arquitetura, que serve com maestria no processo criativo e para rabiscar.

O app deixa o usuário desenhar por cima de imagens importadas da câmera do celular, iPad ou outros aparelhos. Também permite anotar comentários e ideias, além da criação de esboços.

 

 

– iOS e Ipad

Há algumas décadas seria apenas uma previsão futurística, mas atualmente é pura realidade que para desenhar plantas um arquiteto só precisa do seu celular.
A prova é o RoomScan Pro, que só depende de um smartphone para criar a planta de um apartamento inteiro em apenas um minuto.

Ele é um dos aplicativos de arquitetura que utiliza sensores internos do aparelho celular. Para isso, é necessário apenas posicionar o celular em uma parede do apartamento, casa ou ambiente, para criar plantas com precisão.

 

– iOS e Android

Muito prático para salvar as medidas de cômodos e móveis diretamente nas fotografias.

 

 

– iOS e Android

Funciona basicamente como um nível de bolha. Também mede o ângulo da inclinação de uma superfície.

 

 

– iOS e Android

 

O aplicativo calcula automaticamente a quantidade dos materiais necessários para a construção de paredes, forros e revestimentos em Drywall.

 

– Android

É uma biblioteca de cores. O app ainda proporciona a liberdade de criar paletas e identifica cores aproximadas de uma imagem.

 

– Android e iOS

Ferramenta que identifica como a luz atinge o ambiente, o terreno e o trajeto do sol durante o dia, no inverno, verão, nascer e pôr do sol.

Através desta ferramenta é viável conhecer a variabilidade espacial do ângulo de incidência solar.

A partir de um GPS e de um magnetômetro, o arquiteto pode decidir de maneira mais acertada a respeito da implantação do projeto em construção ou desenho.

Conheça também alguns aplicativos de arquitetura para facilitar a gestão do escritório:

 

 

– iOS e Android

Organizar prazos e compromissos é o que pode ser feito por meio do Countdown+.

Ele é um dos aplicativos de arquitetura que ajudam na gestão dos projetos arquitetônicos e das atividades dos escritórios de arquitetura.

O app faz contagem regressiva e oferece uma noção melhor do tempo que falta para a conclusão de cada tarefa. Além disso, aumenta a frequência de notificações conforme o prazo final se aproxima.

 

– Android e iOS

Trata-se de um organizador de tarefas e projetos, que também se aplica na gestão de equipes. O Trello é uma ferramenta para ajudar a colocar os projetos em ordem.

Através dele o arquiteto controla todas as fases de cada projeto, distribui e acompanha tarefas, além de receber atualização do progresso, criar listas de tarefas, entre outras possibilidades.

 

– Android e iOS

 

É um aplicativo de CRM – sigla em inglês que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português.
Usado para organizar a área comercial e aumentar o número de clientes. Muito útil para arquitetos que tenham ou pretendem abrir um escritório próprio.

O Agendor permite:

  • Centralizar as informações sobre clientes.
  • Otimizar a comunicação entre a equipe de vendas.
  • Melhorar o controle e a produtividade das ações comerciais.
  • Obter relatórios para análises detalhadas de desempenho das vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *