Acabamento para móveis sob medida: Quais são os melhores?

23/05/2019 Móveis planejados

Um bom acabamento para móveis sob medida faz toda diferença no resultado final no ambiente da sua casa ou escritório. Separamos para você alguns recursos mais utilizados na hora da finalização de mobiliário planejado e vendidos em lojas.

Revestimento FF

Finish Foil como também é conhecido, é uma superfície que reproduz os traços da madeira por meio de rotogravura em papel.

Para que ele tenha um ótimo acabamento para móveis é aplicado um verniz, na hora da finalização. Normalmente é utilizado em móveis vendidos em grandes lojas.

Melamínico de BP

É utilizado em móveis planejados por conta da sua resistência à arranhões e manchas. Esse tipo de acabamento é feito com papel melamínico que tem Baixa Pressão, ele á aplicado na madeira e recebe uma camada de resina.

Pintura UV

As tintas ultravioletas são livres de solventes e podem ser aplicadas na madeira por rolos. A pintura UV é feita em um procedimento rápido e simples, o que acaba diminuindo custos no acabamento para móveis.

Laca

Essa finalização é bem parecida com a que é utilizada nos carros, por isso tem uma beleza relevante. O móvel passa por processo de pintura, secagem e polimento.

Por ser um acabamento mais delicado, o recomendado é não usar em mobiliários que possam sofrer impactos de forma constante para não estragar a pintura.

Lâmina de madeira natural no acabamento para móveis

O laminado de madeira é usado no acabamento das bordas ou em revestimentos de superfícies. É feito de finas folhas de madeiras que são retiradas no processo de descascamento.

A lâmina é bastante usada no revestimento de móveis feitos em MDF, o que leva a mesma aparência e textura da madeira maciça. Não é recomendo em uso de mobiliários que ficam na área externa, já que não pode ficar exposta ao sol ou chuva.

É possível encontrar cinco cores diferentes da lâmina de madeira natural, já as tingidas existem e dez tons distintos.

Ferragem

Puxadores

A escolha dos puxadores parecer ser simples, mas não é. Várias questões devem ser levadas em consideração na hora da decisão do acabamento para móveis.

O primeiro ponto que deve ser analisado é em qual local o puxador ficará, para cada ambiente da casa existem puxadores específicos. Os mais práticos devem ser usados na cozinha, já os mais discretos podem ser utilizados em ambientes mais reservados como quarto ou escritório.

Pense também no design do seu móvel, o puxador tem que ter uma harmonia estética com o mobiliário.

O acabamento da peça faz diferença na estética do mobiliário. O puxador pode ser escovado, liso ou com detalhes. Você encontrará uma infinidade de opção e isso te dará mais liberdade na hora da escolha.

 

Tipos de puxadores

  • Puxadores de cava: é um dos mais modernos e é indicado para quem almeja um espaço mais contemporâneo e possui local pequeno. A cava é aplicada na superfície do móvel ou é cortada direto no material.

Esse tipo de puxador tem a mesma cor do mobiliário, assim nem parece que está ali e isso acaba deixando o ambiente mais clean.

  • Puxadores de alumínio: eles são recomendados para móveis que ficam na cozinha, isso porque é muito mais fácil de se fazer o manuseio.
  • Puxadores de alça: esses enaltecem a aparência do espaço e do móvel principalmente se ele for liso. São recomendados para ambientes amplos, pois eles sobressaem do mobiliário.

Dobradiças e Articuladores

Essas ferragens são essenciais para proporcionar diversos ângulos de abertura e encaixe de portas. Normalmente são feitas em aço inox, aço e liga de zinco, seu acabamento é com revestimento de níquel, o que aumenta a resistência.

Corrediças

Atualmente há vários tipos de corrediças para gavetas que podem ser utilizadas no acabamento para móveis. Elas podem ser invisíveis ou telescópicas.

Tipos de corrediça

  • Corrediça invisível: Apesar do nome ela não é invisível. Na verdade, a corrediça é aplicada na base inferior do móvel, assim não fica visível na hora da abertura.
  • Corrediça comum: É indicada para gavetas de tamanho pequeno e que com pouca quantidade de peso. É mais vista em móveis populares, por conta do seu baixo custo.
  • Corrediça telescópica: com um deslize suave, ela é firme e possibilita a retirada total da gaveta. Um ponto positivo é trava de segurança, que impossibilita que crianças se machuquem.

Pés e Rodízio

Essas ferragens auxiliam na locomoção dos mobiliários e evitam o contato com o chão. São comuns em cadeiras, mesas, móveis para escritório e armários.

  • Rodízio para móveis pesados: pode ser colocado em qualquer mobiliário e são produzidos em diversos materiais. O poliuretano é o mais utilizado na fabricação pois, tem muita resistência e não risca o chão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *