Home Office para trabalhar com prazer e conforto

12/05/2020 Uncategorized

Com o passar dos anos a busca das pessoas pelo conforto nas suas vidas tem crescido muito, talvez por isso o uso home office tenha se tornado tão popular. A tendência é que cada vez mais profissionais usem uma peça de suas casas como ambiente de trabalho, o que está acontecendo, por exemplo, com arquitetos e designers, pessoas que lidam com a internet (como blogueiros), publicitários e até contadores e advogados.

Primeiro devemos pensar nas tarefas que serão realizadas no local, que normalmente serão leitura, escrita, armazenamento de livros, uso de computador e, em alguns casos, o local pode ser usado para conversar com privacidade. Se essas são as tarefas básicas, devemos escolher os móveis que atendam a elas, sem cometer excessos, pois eles podem distrair o cliente ou deixar o ambiente muito poluído.

O ideal é que se tenha uma poltrona para leitura com iluminação adequada, uma estante para livros ou nichos se tiver essa necessidade, uma cadeira ergonômica para o uso do computador e uma bancada para utilizar o mesmo e fazer anotações. Se for receber alguém com frequência, deve-se ter mais uma cadeira em um local adequado.

E as cores? Quais devo utilizar?

Grande parte das pessoas prefere usar cores neutras no escritório, porém algumas cores um pouco mais vivas estimulam a criatividade, o bom-humor, acalmam ou estão relacionadas com a lucidez e a inteligência, mas claro que elas nunca podem ser usadas em excesso, pois aí a reação pode ser totalmente contrária. Deve-se levar em conta também a personalidade da pessoa que irá trabalhar nesse local. Já pensou colocar uma cor tranquilizante no escritório de uma pessoa calma? Ela iria acabar dormindo.

Qual a melhor cor para o home office?

Image of female creative graphic designer working on color selection and drawing on graphics tablet at workplace.

Vermelho:

É a cor da paixão mas também do ódio. Ela é utilizada comercialmente para chamar atenção, e nos interiores é considerada uma cor agressiva, por isso não deve ser utilizada no home office.

Amarelo:

É a cor do atrevimento dos impulsos, do bom humor e ela colabora com a criatividade e a capacidade de realização. Por isso ela é indicada nesse caso, mas deve-se ter um pouco de cautela para que ela não agrida visualmente.

Azul:

Por ser uma cor fria, fica bem com o amarelo, sua cor complementar. Essa mistura contrabalança sua frieza. É uma cor tranquilizante e repousante, porém não dá sonolência. O excesso de azul pode deixar o ambiente hostil.

Verde:

É tranquilo e confortante, a cor mais calma de todas. Sua imobilidade tende à nos levar ao repouso. Não é a cor mais indicada, mas pode ser utilizada em alguns casos com cautela.

Laranja:

Tem grande poder de dispersão, estimula o apetite e representa a instabilidade e inconstância. Por esses motivos, também não é a cor mais indicada para o escritório.

Violeta:

É a cor que simboliza a lucidez, a inteligência e a sabedoria. Os tons escuros podem ser angustiantes, mas os tons claros são alegres. Se usada na medida certa, é uma cor recomendada por proporcionar estímulos favoráveis.

Agora resta a vocês escolher a melhor combinação e opção, eu sugiro o uso do violeta e do amarelo, já vi uma estante com essas cores e digo que dá certo.

Inspirações de home offices coloridos:

Após todas essas explicações e definições sobre as cores para escritórios e home offices, separei uma galeria com várias imagens e inspirações de home offices coloridos.


escritorio-sob-medida-vermelho-e-azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *