Hoje vamos falar sobre os tipos de acabamentos para móveis planejados existentes no mercado, não só para a cozinha mas para qualquer ambiente também. A madeira é a estrutura dos seus móveis planejados e geralmente são em MDP ou MDF, mas para dar uma aparência diferenciada é necessário escolher o acabamento certo para elas que vão desde revestimentos em pintura brilhante ou fosca, vidros, laminados imitando madeira, aço escovado, entre outros. Tudo isso definirá o estilo do ambiente planejado!
Quais tipos de acabamentos existentes para móveis planejados
Melamínico de AP (Laminado de alta pressão, mais conhecido por Formica®)
Considerado muito mais resistente do que o melamínico de BP e o FF. Embora os papéis utilizados para Alta Pressão são os mesmos que para BP, o que difere é que o papel é prensado com temperatura e pressão superior, tendo entre ele e o painel várias folhas de papel Kraft com resinas que dão maior resistência à umidade. Além disso tem maior resistência à abrasão e impactos, por isso é o mais indicado para cozinhas e banheiros. Hoje em dia existem até os laminados de alta pressão já com cola adesiva para facilitar o processo de acabamento da madeira.
Vidro
O vidro tem sido muito utilizado principalmente em portas e gavetas de cozinhas por ser fácil de limpar e ter uma imensidade de opções de cores, desenhos e estampas. Dá um ar moderno a qualquer ambiente e ainda possui a opção brilho ou fosco.
Laca
Os móveis planejados laqueados possuem uma beleza única devido ao processo de pintura parecido com a automotiva, onde tem várias etapas para pintar, secar e fazer o polimento. A aparência é sempre lisa mas pode vir em versões fosca ou de alto brilho.
Porém móveis com acabamento em laca pedem um investimento e um cuidado maior. Não é recomendado móveis de laca em locais próximos à bancadas de cozinhas ou onde possam ocorrer impactos e lascados na pintura.
Metacrilato
Se você quer um ambiente moderno com móveis de alto brilho, lisinhos e que durem por mais tempo, escolha o acabamento em metacrilato! Ele lembra o vidro ou móveis de laca em alto brilho mas com a diferença que é um polímero termoplástico, da família dos acrílicos e o brilho é muito maior. É fácil de limpar, pode ser polido, não mancha, nem perde sua coloração e pode ser produzido na mesma cor de outras partes do ambiente como gavetas, portas e até eletrodomésticos. Também é possível encontrar o metacrilato na forma transparente para divisórias e gavetas internas.