Projetar uma cozinha pequena pode parecer um desafio, mas algumas dicas e informações importantes podem ajudar você nessa tarefa.
Quando o ambiente destinado à cozinha é pequeno, é preciso desenvolver soluções práticas e criativas. Assim, é possível ter uma cozinha pequena não apenas funcional, mas bonita e aconchegante. Veja nossas dicas:
COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA BEM ILUMINADA
A iluminação é fundamental na cozinha, tanto para deixá-la funcional, quanto para aumentar a sensação de espaço. Cozinhas escuras ou mal iluminadas parecem menores do que realmente são.
A dica é usar lâmpadas com cores mais quentes e fugir das lâmpadas brancas e frias. Distribua os pontos de iluminação de acordo com o espaço. Coloque uma peça longa no centro e na extensão de toda a cozinha. Depois, pontue com luminárias mais focadas, acima da bancada de trabalho ou da mesa de refeições. Não esqueça de adicionar fitas de led nos armários planejados, nichos e prateleiras. Elas darão um toque acolhedor e charmoso.
COMO ESCOLHER ELETRODOMÉSTICOS E ACESSÓRIOS NA MEDIDA IDEAL
Um erro muito comum, ao se pensar como projetar uma cozinha pequena, é escolher eletrodomésticos grandes demais. O refrigerador é o item que mais ocupa espaço na cozinha. Portanto, ele deve ter tamanho proporcional à área desse ambiente. Cuidado com a profundidade, que pode diminuir em muito a passagem, e também com a altura, que pode pesar no visual. Ao escolher a geladeira, procure modelos que aproveitem bem o espaço interno.
Outra dúvida é a escolha entre fogão ou cooktop mais forno elétrico. Em termos de espaço, ambas as escolhas ocupam a mesma área. Mas a opção de forno separado pode dar mais flexibilidade na hora de posicionar os eletros e os armários. Se a cozinha tiver espaço para uma coluna onde se pode acomodar o forno, e também o microondas, ela fica mais funcional com essa escolha. E um conjunto de armários ou gavetões para panelas pode ser colocado abaixo do cooktop.
Uma dúvida muito comum é onde posicionar o microondas. Se você não tiver espaço para a coluna de fornos, como já mencionamos anteriormente, a melhor solução é criar um nicho suspenso para esse item. Assim você libera espaço de bancada para trabalho. Só tome cuidado para posicionar o microondas em uma altura que fique na altura da sua visão, a fim de evitar acidentes com pratos quentes.
COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA BEM ORGANIZADA
Espaços pequenos sempre pedem organização. E nada melhor que uma marcenaria bem planejada para atender esse quesito.
A marcenaria planejada consegue ocupar todos os espaços e cantos, além de ser feita sob medida para os eletrodomésticos e acessórios culinários.
Gabinetes, prateleiras, nichos e armários até o teto são soluções infalíveis para guardar louças, panelas, copos, eletroportáteis e até alimentos, desde que ocupem todo o espaço disponível de forma harmônica e organizada.
Na decoração moderna, os armários com portas foram substituídos por gavetões, que acomodam bem alimentos e panelas e permitem uma visualização melhor de tudo o que está armazenado. Eles também alongam o visual da cozinha, aumentando a sensação de espaço.
COMO ESCOLHER AS CORES DA COZINHA PEQUENA
Cozinhas claras aumentam a sensação de espaço. Dessa forma, apostar no branco é uma forma de acertar ao se pensar em como projetar uma cozinha pequena.
Use branco nas bancadas, na marcenaria e nas paredes. Mas fuja dessa cor para o piso, para evitar que a sujeira apareça demais. Para o piso, prefira revestimentos de tom médio, como o cinza, e preferencialmente mesclados, que escondem mais a sujeira. Evite pisos muito escuros para não fechar o ambiente.
Mas isso não quer dizer que a cozinha deve ficar sem graça. Cores e materiais diferentes podem ser usados em detalhes como frontão (aquele acabamento que vai acima das bancadas) e em nichos e prateleiras.
COMO PROJETAR UMA COZINHA PEQUENA USANDO BANCADAS LONGAS
As bancadas são um elemento determinante quando se pensa em como projetar uma cozinha pequena. Quanto mais longas, maior a sensação de espaço do ambiente.
Dessa forma, se o espaço permitir, aposte em uma única bancada avançando até a área de serviço. Essa peça terá a cuba e o tanque embutidos, e pode ser separada nos dois ambientes por divisórias de vidro ou madeira.
Outro ponto importante é o material escolhido para as bancadas. Quanto mais liso o material escolhido para ela, mais leve ficará o visual do ambiente, ampliando o espaço. Dessa forma, evite os granitos escuros e manchados. Apesar de práticos e resistentes, eles devem ser usados em ambientes maiores.