DICAS PARA USAR ESTAMPAS NA DECORAÇÃO

Os materiais estampados devem ser usados com alguns cuidados. Muitas estampas usadas aleatoriamente podem criar um aspecto embaralhado e caótico. Mas quando usadas com critério, elas conferem dinâmica e movimento à decoração.

Como usar estampas na decoração

Confira algumas dicas para usar estampas de maneira a deixar tanto a peça estampada quanto o ambiente valorizados:

DICAS PARA USAR ESTAMPAS NA DECORAÇÃO

  • Não usar estampas demais

Por terem mais informações visuais do que os materiais lisos, as estampas precisam ser usadas com cautela, para não sobrecarregar. Sendo assim, elas podem ficar em apenas uma parede destacada, ou apenas nas almofadas, ou apenas nos assentos das cadeiras por exemplo. Os outros elementos com acabamento liso farão com que a parte estampada fique mais destacada e valorizada.

Alternar os tipos de estampas na decoração

  • Alternar os tipos de estampas

Em alguns casos é possível usar estampas diferentes no mesmo ambiente. Embora elas devam preferencialmente estar no mesmo local, para não poluir o visual, elas podem ser misturadas em conjunto. Um sofá pode ter várias almofadas diferentes e estampadas, ou uma mesa pode ter cadeiras de diferentes estampas. Para fazer isso de maneira equilibrada, é só usar tipos diferentes, como estampas floridas e listradas, por exemplo. Assim elas ficam com maior contraste, e não brigam entre si.

Dois desenhos parecidos e de cores diferentes não se misturam bem porque parecem que deveriam combinar mas não combinam. Tipos diferentes de estampas ficam assumidamente diferentes, gerando diversidade e movimento na decoração. Mas nessa situação é ainda mais importante deixar o fundo liso, para manter o aspecto limpo.

Alternar os tipos de estampas na decoração

LEIA TAMBÉM: QUARTO DO ADOLESCENTE: DECORANDO COM PERSONALIDADE

  • Combinar as cores das estampas com a decoração

As diversas estampas devem ter algum sentido entre si em relação às cores. E da mesma forma, elas precisam estar integradas ao ambiente através das cores. Ou seja, se um tapete estampado tiver cinza, laranja, preto e verde na sua composição, é interessante que essas mesmas tonalidades apareçam no restante da decoração de alguma forma. Se não aparecerem todas, que seja pelo menos a metade. As estampas podem inclusive servir como elemento que organiza as cores de um ambiente, quando possui todas as cores ali presentes. Assim ela integra todas as partes da decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.