Pensando em trabalhar home office? Siga essas dicas.

05/11/2019 Móveis planejados

Já pensou em trabalhar casa? Esse é o sonho de muita gente. Algumas empresas já estão aderindo ao home office. Essa prática traz benefícios tanto para o empregador como para o funcionário. Para a empresa, o home office traz economias de infraestrutura, contas e transporte. Para o empregado, ficar em casa representa gastar menos horas preso no trânsito ou no transporte público, o que permite um maior rendimento.

COMO ORGANIZAR SEU HOME OFFICE

COMO ORGANIZAR SEU HOME OFFICE

É comum a ideia de que se o trabalho é em casa, a formalidade não é tão necessária, mas é muito importante sempre ter o espaço organizado e limpo para que as tarefas sejam feitas com total responsabilidade, mesmo quando se trabalha em ambientes tão confortáveis como o próprio lar.

A importância de se manter um escritório em casa organizado vai além da questão estética, auxiliando também na concentração e aumentando a produtividade. Para facilitar esse estilo de vida, é essencial separar as funções do trabalho e da casa. Conservar o escritório limpo e evitar misturar itens de uso pessoal com os de uso profissional, por exemplo, pode ser uma medida importante para ajudar a focar no trabalho.

Home office, além de ser o termo em inglês que designa o cômodo onde fica o escritório, também é usado, por conta disso, para falar sobre o regime de trabalho exercido em casa, inclusive no Brasil. Ter um home office pode parecer uma tarefa simples e cômoda, mas, se não for bem planejado e organizado, pode se tornar um problema e acarretar na baixa produtividade.

Para adequar essa modalidade de trabalho ao seu estilo de vida, uma série de dicas práticas pode ajudar a transformar o home office em um ambiente mais agradável e a eliminar pontos de distração.

COMO ORGANIZAR SEU HOME OFFICE

  1. Mantenha a mesa limpa: evite acumular papéis e deixar objetos espalhados pela superfície de trabalho. Para pessoas que trabalham manejando muitos documentos e outros impressos, a melhor solução pode ser apostar em bandejas e pastas, tanto para deixar tudo organizado sobre a bancada quanto para afastar a bagunça das gavetas e prateleiras.
  2. Opte por organizadores móveis: arquivos e porta-trecos ajudam a evitar que objetos pequenos se percam no meio das coisas. Esses itens, assim como caixas e cestos, também podem servir para deixar peças de uso mais frequente sempre à mão, de forma que não ocupem muito espaço e lhe poupem tempo, já que você não precisará procurá-los sempre que tiver de utilizá-los.
  3. Guarde o que for importante: documentos importantes e itens que influenciam diretamente na sua produção devem ser armazenados em armários e gavetas. Dessa forma, você evita que os papéis se espalhem pelo escritório e que os objetos de uso profissional se percam na bagunça.
  4. Separe as funções: um erro comum das pessoas que trabalham em home office é acabar misturando a vida profissional e a pessoal de modo que o serviço seja comprometido. Por isso, separe o escritório das demais funções da casa: evite levar pratos, copos e outros objetos que não façam parte da rotina do trabalho para o ambiente de trabalho.
  5. Invista em gaveteiros: esses móveis são uma ótima opção de custo-benefício, pois podem ser usados para diversas finalidades e oferecem uma enorme variedade de cores, tamanhos e materiais. Para torná-los ainda mais funcionais, faça uso em divisórias de gaveta e etiquetas!
  6. Aposte em móveis sob medida: uma solução ideal para espaços pequenos é investir em móveis planejados sob medida e eletrônicos que possam ser usados em mais uma atividade. Por exemplo, se o seu principal instrumento de trabalho é o computador, considere investir em um modelo All-in-One, que ocupa menos espaço nas bancadas.

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