Quais tipos de acabamentos existentes para móveis planejados

Hoje vamos falar sobre os tipos de acabamentos para móveis planejados existentes no mercado, não só para a cozinha mas para qualquer ambiente também. A madeira é a estrutura dos seus móveis planejados e geralmente são em MDP ou MDF, mas para dar uma aparência diferenciada é necessário escolher o acabamento certo para elas que vão desde revestimentos em pintura brilhante ou fosca, vidros, laminados imitando madeira, aço escovado, entre outros. Tudo isso definirá o estilo do ambiente planejado!

Quais tipos de acabamentos existentes para móveis planejados

Quais tipos de acabamentos existentes para móveis planejados

Melamínico de AP (Laminado de alta pressão, mais conhecido por Formica®)

Considerado muito mais resistente do que o melamínico de BP e o FF. Embora os papéis utilizados para Alta Pressão são os mesmos que para BP, o que difere é que o papel é prensado com temperatura e pressão superior, tendo entre ele e o painel várias folhas de papel Kraft com resinas que dão maior resistência à umidade. Além disso tem maior resistência à abrasão e impactos, por isso é o mais indicado para cozinhas e banheiros. Hoje em dia existem até os laminados de alta pressão já com cola adesiva para facilitar o processo de acabamento da madeira.

Quais tipos de acabamentos existentes para móveis planejados

Vidro

O vidro tem sido muito utilizado principalmente em portas e gavetas de cozinhas por ser fácil de limpar e ter uma imensidade de opções de cores, desenhos e estampas. Dá um ar moderno a qualquer ambiente e ainda possui a opção brilho ou fosco.

Quais tipos de acabamentos existentes para móveis planejados

Laca

Os móveis planejados laqueados possuem uma beleza única devido ao processo de pintura parecido com a automotiva, onde tem várias etapas para pintar, secar e fazer o polimento. A aparência é sempre lisa mas pode vir em versões fosca ou de alto brilho.
Porém móveis com acabamento em laca pedem um investimento e um cuidado maior. Não é recomendado móveis de laca em locais próximos à bancadas de cozinhas ou onde possam ocorrer impactos e lascados na pintura.

 

Metacrilato

Se você quer um ambiente moderno com móveis de alto brilho, lisinhos e que durem por mais tempo, escolha o acabamento em metacrilato! Ele lembra o vidro ou móveis de laca em alto brilho mas com a diferença que é um polímero termoplástico, da família dos acrílicos e o brilho é muito maior. É fácil de limpar, pode ser polido, não mancha, nem perde sua coloração e pode ser produzido na mesma cor de outras partes do ambiente como gavetas, portas e até eletrodomésticos. Também é possível encontrar o metacrilato na forma transparente para divisórias e gavetas internas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *