Tenha ervas fresquinhas e sem agrotóxicos a qualquer hora!

20/07/2018 Decoração, Life Style

Que comer é muito bom todos sabem. Mas comer uma pizza marguerita com um manjericão fresquinho, ou um prato com cheiro verde recém colhido é bem melhor. Ainda mais se for de graça e se não tiver nenhum agrotóxico. Economizar e ter mais saúde é bom pra toda a família e você pode ter isso com pouco esforço e quase nenhum investimento. Não acredita? Então veja!

Tenha ervas fresquinhas e sem agrotóxicos a qualquer hora!

1 – O primeiro passo para fazer uma mini horta é separar o material necessário. O kit básico inclui pá, tesoura para poda, vaso e terra.

Melhor não usar terra comum. O mais apropriado é comprar um substrato pronto para o plantio: já vem com a proporção certa de terra, areia e material orgânico, como esterco ou húmus de minhoca. Mesmo assim, existem vários tipos de substratos para as diversas famílias de plantas. O segredo é pedir uma dica ao vendedor do viveiro de acordo com o que pretende plantar.

O mais indicado é usar um vaso pequeno para cada planta. Uma peça de 30 cm x 20 cm x 30 cm dá conta do recado. É preciso fazer um furo na parte inferior da peça para que a água tenha por onde escoar. (ou comprar uma que já venha furada).

horta

2 – A primeira camada a ser colocada é de argila expandida (se preferir, use cacos de telha ou brita). Esse estrato pode ficar com 5 cm de altura, e tem a função de permitir a passagem da água e impedir que a terra entupa o buraco no inferior do vaso.

horta2

 

3 – A seguir, coloque a terra preparada ou o substrato pronto. O solo não pode ficar muito fofo nem muito compactado. O segredo é ir despejando a terra com as mãos e dar batidinhas quando chegar ao ponto desejado (cerca de 5 cm da borda).

 

horta3

 

4 – Agora, prepare a muda para o plantio. Ela virá envolta em uma camada grossa de terra, que segura as raízes da planta, e um plástico grosso, uma espécie de vaso temporário. Jogue o plástico fora mas a terra fica! Só é necessário cortar o excesso de raiz. Retire os filamentos que estão se desgarrando muito de terra, como se estivessem descabelados.

 

horta5

 

5 – Com a muda pronta, é só fazer um buraco na terra e encaixá-la no vaso. Com o tempo, as raízes vão crescer e ocupar toda a extensão do novo ambiente

Para manter tudo em ordem, é recomendado fazer uma poda semanal. Não é preciso ter uma tesoura de poda uma tesoura comum serve, desde que seja usada só para isso e esteja bem amolada. Tire os ramos mais secos e sem vida.

Horta em Ambientes Planejados

6 – Tudo pronto! Agora, é só lembrar-se de regar sempre. Lembre-se de não deixar as plantas diretamente ao sol e regar diariamente nos horários mais frios, de manhã em dias muito quentes, também à tardezinha. É essencial ter cuidado na hora de regar. Não pode encharcar a terra nem molhar muito as folhas e flores. Colha e aproveite!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *