Como dividir ambientes utilizando móveis planejados sob medida?

21/03/2019 blog, Decoração

Ambientes interligados são cada vez mais tendência em apartamentos e casas modernas. Principalmente nos apartamentos menores, a utilização de móveis planejados sob medida para divisão dos ambientes contribui para aproveitar a área útil, além de melhorar a iluminação e a circulação do ar. Esta solução apresenta, porém, alguns problemas com relação à distribuição dos móveis, que deve ser realizada de forma organizada e planejada, evitando que problemas para a circulação e a sensação de que a área está confusa e caótica.

Está pensando em dividir ambientes sem a utilização de paredes? Confira algumas dicas para realizar esta separação com muito estilo utilizando móveis planejados sob medida.

Como dividir ambientes utilizando móveis planejados sob medida

Cozinha americana

Cozinhas americanas, abertas para a sala de jantar ou estar, são cada vez mais sucesso entre os brasileiros, facilitando a rotina dentro da residência. O móvel planejado sob medida utilizado para dividir os ambientes é usualmente uma bancada, podendo ser utilizada para o preparo de alimentos, ou como mesa, atribuindo-se banquetas ou cadeiras a esta. O balcão, caso utilizado como apoio para a cozinha, também pode ser um armário, abrigando peças de cozinha. Podem, também, ser utilizadas divisórias de vidro associadas às bancadas. Estas permitem a passagem de luz, e possibilitam uma divisão mais sutil do ambiente.

Como dividir ambientes utilizando móveis planejados sob medida

Salas de jantar e estar

Apesar das funções semelhantes de receber e reunir pessoas, é importante que, mesmo não apresentando paredes de divisória, estes mantenham sua individualidade. Para tal, estantes vazadas ou abertas são ideais como móveis planejados sob medida para a divisão destes ambientes. Este tipo de estante contribui para o aproveitamento do espaço, não isolando os ambientes, mas criando uma divisão clara entre eles. Além disso, é um móvel funcional, ótimo para a organização de livros, documentos, objetos de decoração e caixas organizadoras. Bancadas multifuncionais também podem ser utilizadas para a divisão entre salas de estar e jantar, podendo ser utilizadas como bar, por exemplo. Aparadores também são ótimas soluções para a divisão entre salas, podendo, por exemplo, esconder a parte posterior de um sofá, ou simplesmente indicar a separação dos ambientes.

Quartos

Principalmente em apartamentos tipo estúdio, a divisão do quarto contribui para a criação de um ambiente mais privativo, separando-o do resto da residência. Para tal, podem ser utilizados guarda-roupas, com portas de correr que economizam espaço interno, ou móveis planejados para aparelhos de televisão. O ideal é que o mobiliário seja otimizado, de forma a não limitar o espaço e a praticidade para a realização de tarefas. Biombos também são uma forma comum de delimitar o espaço do quarto e manter a privacidade deste. Existem diversos modelos de biombos, criativos e personalizados, que conferem modernidade ao ambiente.

Escritórios

Em ambientes de escritório também podem ser utilizados aparadores e bancadas como forma de integrar o ambiente, e manter, ainda assim, a divisão dos diferentes espaços. Estes móveis podem ser utilizados também para armazenar material de escritório, contribuindo para um melhor aproveitamento do espaço e para a organização.

A questão mais importante a ser analisada para a utilização de móveis planejados sob medida como forma de dividir ambiente é a organização destes, de forma a favorecer a circulação das pessoas, e a realização das atividades pertinentes a cada ambiente. Assim, móveis planejados são ideais como forma de aproveitar e organizar os espaços, se adequando especialmente à realidade da sua residência e às funcionalidades necessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *