Dicas para aumentar sua resiliência mental

06/09/2018 Life Style

É fácil não perceber os sinais de esgotamento até que eles já estejam lá. A Síndrome de Burnout é cada vez mais usada para descrever um conjunto comum de sintomas enfrentados por todos no trabalho, de funcionários a líderes. Embora não esteja no manual de diagnósticos usado pelos psiquiatras, o termo cotidianamente explica a fadiga, a ansiedade e o estresse que as pessoas sentem quando estão sobrecarregadas, têm dificuldade em se concentrar ou sentem perda de motivação.

As consequências de exagerar nas tarefas, a longo prazo, podem ser prejudiciais para o trabalho, a carreira e os relacionamentos. A menos que você tenha um sistema sólido de suporte, apenas tentar seguir em frente e “sobreviver” pode impactar negativamente seu bem-estar geral. Como, então, sentir-se bem e prosperar sob quaisquer circunstâncias que surjam em seu caminho?

Dicas para aumentar sua resiliência mental

Tenha um “kit de ferramentas de resiliência”

O maior problema na forma como lidamos com estresse e resiliência é a falta de opções. É fácil entrar em uma rotina diária: ir a um bar, relaxar com uma ou duas cervejas, ficar acordado até tarde e assistir à televisão para se desligar. Talvez sua “ferramenta” seja exercícios físicos. Mas o que acontecerá se você torcer um tornozelo? Ter apenas uma estratégia para se manter emocionalmente resiliente pode colocá-lo em apuros se ela não estiver mais disponível.

A saúde mental e a resiliência no trabalho precisam de um kit de ferramentas, repleto de opções, para funcionar bem. Não é o suficiente ter apenas uma estratégia para lidar com uma quantidade difícil de trabalho. Precisamos de várias ferramentas para podermos usá-las e adaptá-las, dependendo da situação.

Dicas para aumentar sua resiliência mental

Mexa-se ao longo do dia

Nós nos concentramos nos exercícios físicos, que podem ser extremamente úteis no gerenciamento do estresse. No entanto, as 23 horas do resto do dia importam tanto quanto a hora do exercício. Adicione movimento à sua rotina, como caminhar enquanto faz ligações. Desça do metrô uma parada antes, suba as escadas ou acrescente movimentos curtos de cinco minutos.

Dicas para aumentar sua resiliência mental

Faça uma pausa de 5 minutos para respirar

Estamos programados para trabalhar em segmentos de fluxo máximo de 90 minutos, e trabalhar todo esse tempo direto não promove resultados mais eficazes. Programe momentos de descanso em seu dia de trabalho, alterando suas configurações de reunião padrão para 25 ou 45 minutos, para permitir tempo livre entre as atividades. Adicione um cronômetro à sua mesa ou alertas do calendário para essas pausas entre as atividades.

Dicas para aumentar sua resiliência mental

Ouça uma música relaxante

A música pode afetar profundamente nossos níveis de estresse. Ouça uma playlist relaxante ou medite no seu trajeto para o trabalho ou para casa ou durante a pausa para o almoço.

Dicas para aumentar sua resiliência mental

Tenha um diário

O diário pode ser um refresco para a alma e uma prática de alívio do estresse. Anotar o que aconteceu e listar suas emoções pode reduzir sua frequência cardíaca e aliviar a ansiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *