Apps que todo arquiteto deveria usar

26/04/2018 App

Um bom profissional de arquitetura sabe a quantidade de trabalho que existe por trás de um belo projeto. Por isso, muitos especialistas dessa área aderiram de vez aos apps para arquitetos, que otimizam várias tarefas, economizando tempo e esforço.

Você quer conhecer melhor essas ferramentas? Então confira a nossa lista com 7 aplicativos para ajudar você no seu fluxo de trabalho!

1. Zinio Magazine Reader

zinio

Um arquiteto precisa estar bem informado sobre as tendências do mercado em que atua. Para isso, o aplicativo Zinio Magazine Reader é uma ótima solução, visto que funciona como uma banca de jornal.

Por meio dessa ferramenta, o profissional tem acesso a revistas de arquitetura do mundo todo, como Elle Decoration, Vogue e Wallpaper, por exemplo. Esses periódicos podem ser comprados ou assinados e, então, baixados para o seu dispositivo eletrônico.

O Zinio é uma excelente forma de guardar conteúdos que podem servir como referência para projetos de arquitetura.

Os sistemas iOSAndroid e Windows Phone são compatíveis com o Zinio Magazine Reader. Após baixá-lo na loja virtual, o usuário pode se registrar no sistema ou usar sua conta do Facebook para fazer o login.

2. My Pantone

pantone

Leila Bittencourt também não esconde sua preferência pelo aplicativo My Pantone. Mas o que esse programa tem de especial? Ele contém uma paleta de 13 mil cores à disposição dos arquitetos. Além disso, essa ferramenta permite fotografar um local colorido e encontrar uma tonalidade que combine como o ambiente. O programa possui uma infinidade de catálogos de cores e até calcula a quantidade de tinta necessária para colorir o lugar.

Que solução inteligente, não acha? Dessa forma, não é mais preciso que o profissional carregue um pesado mostruário de cores para o cliente.

O My Pantone está disponível para as plataformas iOS e Android.

3. Houzz Interior Design Ideas

houzz

Entre os apps para arquitetos, o Houzz é um dos mais queridos. Esse programa é conhecido como “Wikipedia do designer de interiores e exteriores”.

De fato, essa aplicação é uma fonte de inspiração para os especialistas da área, uma vez que possui acervo com uma infinidade de imagens dos mais diversos ambientes decorados.

O arquiteto pode armazenar, no seu dispositivo eletrônico, as fotos que desejar. É possível, também, comentá-las e compartilhá-las com clientes ou com outros profissionais.

A ferramenta ainda conta com outra função, que é a exibição dos retratos de acordo com um ambiente específico: cozinha, sala, quarto, etc. Além disso, você pode refinar sua busca informando o tamanho do local em que o projeto será feito.

Caso o usuário queira descobrir móveis e outros produtos específicos para o lugar que está decorando, o Houzz, além de exibir essa informação, ainda mostra o preço médio do item desejado e onde pode ser encontrado.

O programa Houzz Interior Design Ideas é compatível com os sistemas iOS e Android. E então, o que acha de começar a usar essa incrível aplicação?

4. iHandy level

ihandy-level

Essa ferramenta é uma excelente solução para alinhar objetos suspensos em paredes — por exemplo, quadros e prateleiras. Além disso, o aplicativo permite nivelar móveis.

O programa é uma prática do skeuomorphism, tecnologia que permite ao usuário uma realidade aumentada do ambiente por meio da tela de um dispositivo eletrônico.

Essa ferramenta é tão precisa que o usuário facilmente esquece que tem em mãos um aparelho eletrônico e não um nível manual. Muitos profissionais de arquitetura aprovam e usam essa aplicação nos seus projetos.

A instalação do iHandy level é muito simples e não exige nenhuma configuração adicional, basta baixá-lo na loja virtual iOS ou Android.

5. Trello

trello

Organizar vários projetos é a função do Trello. Para esse fim, ele é um dos melhores apps para arquitetos. Essa ferramenta utiliza uma técnica conhecida como Kanban, que, por meio de cartões, as tarefas são descritas e organizadas por etapas.

Além disso, esse aplicativo permite o trabalho em equipe, de modo que todos os envolvidos em uma tarefa possam interagir com comentários, imagens e links.

Por meio de um sistema de notificação, o profissional é avisado sobre o prazo para uma atividade ser finalizada. O Trello pode ser instalado em um dispositivo eletrônico com sistema iOSAndroidWindows 8.

6. Morpholio Trace

morpholio-trace

Já ouviu falar dessa valiosa ferramenta? Ela possibilita ao arquiteto desenhar sobre imagens como se fosse sobre um papel vegetal.

Além disso, o aplicativo tem recursos para a elaboração e revisão do croqui de um projeto e todos os esboços feitos ficam armazenados no sistema para consulta posterior. Ele também disponibiliza a interação de vários profissionais que podem comentar, trocar imagens e apresentar novos projetos.

Outra função do programa é a possibilidade de colaboração da comunidade global de designers no desenvolvimento de um empreendimento arquitetônico. Dessa forma, o nível de qualidade da atividade aumenta. O Morpholio Trace está disponível apenas na App Store.

7. Evernote

evernote

Esse é um dos apps para arquitetos que facilitam a organização da rotina profissional, de modo que todas as anotações que contêm lembretes e outros dados importantes ficam guardadas em um só lugar.

O Evernote permite a criação de áudios, fotos e arquivos que são encontrados com rapidez por meio de tags criadas pelo usuário.

Algum documento precisa ser analisado por uma equipe? Essa ferramenta viabiliza a interação de várias pessoas em um projeto. Além disso, notificações podem ser inseridas em tarefas para o usuário não perder seus prazos.

Todos os dados colocados no programa são salvos na nuvem, o que significa que podem ser acessados de qualquer lugar por meio de um dispositivo eletrônico. O Evernote é compatível com as plataformas Android e iOS.

Os apps para arquitetos vieram para tornar a rotina desses profissionais mais leve e produtiva. Em vista disso, escolha os que se ajustam às suas necessidades e veja quantas vantagens a tecnologia pode oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *