4 tendências tecnológicas que vão mudar sua vida privada

28/02/2019 Uncategorized

Mal deu para digerir a chegada do ano novo e o mundo da tecnologia já está em plena função. A Consumer Electronic Show (CES), a maior feira tech do circuito anual, abriu as portas em Las Vegas no último dia 8 para todo tipo de gadget, tecnologia e ideia, até de mercados fora do eixo; dos grandes televisores do ano às inovações da robótica e da inteligência aritificial.

Mas uma coisa é batata: olhe de perto para o que é apresentado esta semana e vai ver muita coisa interessante acontecendo no universo do lar inteligente e de nossas vidas cotidianas. Abaixo organizamos algumas das coisas mais legais da feira em tendências – além de uma rápida indignação.

ASSISTENTES DE VOZ ATACAM NOVAMENTE
06 January 2019, US, Las Vegas: The lettering "Hey Google" - the alarm word for the language assistant of the Internet group - can be seen at the technology fair CES in Las Vegas. Photo: Andrej Sokolow/dpa (Photo by Andrej Sokolow/picture alliance via Get (Foto: picture alliance via Getty Image)

Alexa, da Amazon, já está há quatro anos no mercado, mas a lua de mel com fabricantes de aparelhos e aplicativos não tem data para terminar. Muito disso tem a ver com a sinergia entre o conceito da internet das coisas e acessórios que não só respondem a comandos de voz mas também atendem uma visão mais holística de serviços online (fazer compras, acessar Netflix e Spotify ou calendários personalizados).

CES 2019 (Foto: Divulgação)

Vamos então à lista de eletrodomésticos compatíveis com Alexa, Siri e Google Assistente (por sinal, o único da lista disponível em PT-BR): a luminária Juno AI downlight é ao mesmo tempo fonte de iluminação e um Amazon Echo100% funcional; Lenovo e o Google estão trabalhando em um relógio de cabeceira integrado ao Assistente que acessa serviços como previsão de tempo e seu calendário pessoal (ainda bem, ela não tem câmeras olhando para seu quarto o tempo todo); Sony tem um headphone cancelador de som que agora se comunica com a Alexa e a Apple anunciou uma gama de parcerias, que envolvem itens como travas de segurança, interruptores, e painéis de iluminação que conversam com o usuários através da Siri.

Além do quê, você não quer ser tão maneiro quanto esse sujeito e sua privada com Alexa embutida que fala com ele através de speakers, sound surround e luzes ambiente? É, ok, talvez isso seja um pouco demais da conta.

A quinta geração de banda larga sem fio é tecnologia fundamental para 2019, mas sua aplicação em nossas vidas reais ainda deve demorar um punhado de anos – em especial no Brasil, onde legisladores ainda não ensaiam discutir o novo formato. No meio tempo, o 5G foi tema central da CES.

Sua capacidade de oferecer velocidade de conexão próxima da ofertada por cabos e fibras, e a criação de redes ágeis entre dispositivos diversos, tudo é chave para o conceito da tecnologia invisível no lar. Não que já estejamos lá, mas já dá para pensar em aparelhinhos mais low-profile. A D-Link, por exemplo, anunciou na feira um roteador 5G discreto, que nega qualquer necessidade de cabos na estrutura online da sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *