12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

10/09/2019 blog, Decoração

Sob a perspectiva do cotidiano, a discussão sobre arquitetura e urbanismo no século 21 promete envolver todo o público da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). O evento estará concentrado em dois edifícios de grande circulação na capital, com a exposição “Todo dia” tomando o Sesc 24 de maio de 10 a 29 de setembro e “Arquiteturas do cotidiano”, no Centro Cultural de São Paulo, de 13 de setembro a 8 de dezembro.

A proposta foi definida a partir de um concurso internacional no ano passado, do qual Charlotte Malterre-Barthes, Ciro Miguel e Vanessa Grossman saíram vencedores. O tema surgiu de uma longa pesquisa do trio neste campo de discussão relativamente novo, ainda que já pautado por grandes nomes como Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha. “O poder discreto do cotidiano está em sua capacidade de traduzir o modo como habitamos, utilizamos recursos naturais e mantemos o espaço em práticas comuns, e que fazem do projeto algo relevante e uma preocupação compartilhada”, afirmam os curadores.

A 12ª BIA está estruturada em torno de três eixos temáticos: materiais do dia a dia, relatos do cotidiano e manutenções diárias. Mergulhando na discussão sobre sustentabilidade, o primeiro deles discute a aplicação dos materiais na obra, o que orienta sua escolha, quais as implicações e o caminho que ele percorre para chegar até a construção. “Hoje nós temos muitos arquitetos questionando o uso de materiais caros, sob o ponto de vista econômico, mas também ambiental. Vemos cada vez mais arquiteturas incríveis feitas a partir de materiais considerados ordinários”, afirma Pedro Vada, diretor do IAB-SP.

A 12ª BIA consiste em duas exposições que ocupam dois edifícios-manifesto do cotidiano de São Paulo: Todo dia, no Sesc 24 de Maio (2017, Paulo Mendes da Rocha e MMBB), de 10 a 29 de setembro de 2019, e Arquiteturas do cotidiano, no Centro Cultural São Paulo (1982, Eurico Prado Lopes e Luiz Telles), de 13 de setembro a 8 de dezembro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *